A cidade de Manaus é conhecida pela beleza de sua natureza, cultura, culinária entre outros fatores marcantes dessa linda capital. A mesma possui diversos pontos turísticos ricos da nossa cultura regional, além de muitos segredos a serem descobertos. No entanto, há uma falha no acesso a eles, onde até mesmo a população manauara nunca ouviu falar. Em pesquisa realizada pela internet, cerca de 57% pessoas acreditam que a cidade possui muitos pontos turísticos, enquanto 43% discorda, ou seja, uma disputa bem acirrada, onde grande parte dos cidadãos não conhecem a sua região.
Diante desse fato, a busca pela inovação no âmbito turístico vem aumentando ao longo dos anos, com investimentos de sites, divulgações pelas redes sociais, etc. Mas, será se tem sido o bastante?
Dois estudantes da área de ciência da computação, após um trabalho acadêmico, onde tinham que identificar um problema e solucioná-lo com tecnologia, tiveram uma ideia para resolver essa falha de comunicação entre as informações sobre a cidade e os turistas. Então, João Paulo Reis e Bruno Fabiano Silva, idealizaram suas ideias criando um aplicativo chamado InGuia.
Esse aplicativo, segundo os criadores, tem como objetivo facilitar o turismo, fornecendo informações necessárias sobre a cidade, como dicas de pontos turísticos para visitar, como funcionam e como chegar em cada local, avaliações e comentários sobre os estabelecimentos, acesso rápido e seguro com guias turísticos credenciados, entre outros fatores que serão futuramente explorados, mas em geral, é inovar e impulsionar o turismo em Manaus.
João Paulo revelou que a ideia inicial surgiu quando o mesmo estava no centro da cidade e um turista o parou pedindo uma informação, no entanto, João não sabia falar o idioma falado por ele e só conseguiu entender que o rapaz buscava um lugar para comer pelos gestos, “dei as informações em português mesmo”, disse ele, sem ter certeza se aquele turista encontrou o que estava procurando. Logo, com esse aplicativo, aquela pessoa, entre várias outras que nos visitam, teriam mais facilidade de encontrar diversas informações sobre a região, em um só canal.
Em conversa com o presidente da associação de guias de Manaus, foi revelado aos acadêmicos, que há uma certa dificuldade em relação aos guias, pois, o presidente conta que não há transparência na relação empresa – guia, o que acaba dificultando o acesso a eles. E diante desse fato, os estudantes resolveram adicionar ao aplicativo mais esse serviço, de buscar profissionais da área, credenciados, trazendo a junção de eficácia e segurança!
Confira esse breve vídeo para entender melhor o funcionamento do aplicativo que brevemente estará disponível para baixar gratuitamente em celulares com sistema android e iOS, e disponível na versão para o computador e tablets. Inclusive, também será possível acessar a plataforma de informações (InGuia) através da internet diretamente, no site oficial, pois, eles querem tornar o mais acessível possível.
Comments