top of page
Foto do escritorGustavo Duque

A pós-verdade na pandemia

Por Camile Oliveira

22 de março de 2021

Com a chegada da Covid 19 no Brasil, o número de informações a respeito do vírus aumentou. Em meio a tantas notícias, o número de notícias falsas vem acompanhando e prejudicando os profissionais da área da saúde, da comunicação e mexendo com o emocional de quem sofre com alguma doença psicológica.

Em uma rápida conversa por aplicativo de mensagens, a farmacêutica Dóris Holanda , relata que sofreu na pele as consequências de ler uma notícia falsa: “no início da pandemia, li em um portal (através de uma página no facebook) , que os animais de estimação podiam transmitir o vírus para os seres humanos. Me desesperei pois eu sou muito apegada a minha gata e sempre levava ela para passear. Meu pensamento ficou a mil por hora, imaginando o que eu iria fazer. Sofro de crises de ansiedade e naquele momento, eu quase enlouqueci.

Comecei a procurar mais informação sobre esse assunto e a maioria das informações que consegui foi que não havia evidências sobre isso. Que não era possível dizer que esses animais eram transmissores dessa doença. Depois de um tempo, vi na TV que eles não eram transmissores. Daí comecei a ficar mais calma” afirma Dóris.

Infelizmente as fake news não afetam só o nosso psicológico, mas também os protocolos de segurança para que não haja o maior número de contágio da doença. As notícias que não tem veracidade causam um impacto grande para o leitor.

É necessário pesquisar com mais profundidade sobre as notícias, ver em meios confiáveis, para que as fake news não sejam espalhadas de maneira rápida,causando algum problema para a população .




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Infodemia do Coronavírus

A pandemia do coronavírus e a pandemia da desinformação, o mundo enfrenta essas duas ondas ao mesmo tempo e cada vez mais fortes, ambas...

Comments


bottom of page