Foto: Rio da paz, via fotos públicas
Fake news é um termo que caiu na boca da sociedade, mas pouca gente sabe direito o que significa. Esse tipo de notícia, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de certificar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou um grupo. As informações falsas apelam para o emocional do leitor, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade ou mentira, 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa. Esta é uma das conclusões do novo estudo “Iceberg digital”, desenvolvido pela Kaspersky, empresa global de cibersegurança, em parceria com a empresa de pesquisa CORPA, na América Latina. Em meio a uma pandemia que, o mundo anda vivenciando, esses dados são bastante preocupantes.
Na pandemia do coronavírus, as desinformação provocam estragos no combate ao verdadeiro inimigo, o vírus, expondo pessoas a risco e acarretando até mesmo casos fatais. A Fundação Oswaldo Cruz, tem acompanhado a situação de perto. Um estudo, feito com conteúdo captados entre 17 de março e 10 de abril, revelou que 65% das fake news envolviam curas caseiras milagrosas (e não comprovadas pela ciência) para a COVID-19. 5,7% estão relacionadas a golpes bancários, 5% tratam de projetos falsos para arrecadar recursos destinados a instituições de pesquisa e 4,3% qualificam a doença como uma manobra política. O pesquisador Igor Sacramento, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, diz que:"As pessoas têm confiado cada vez mais em discursos e informações que não são baseadas em evidências nem na ciência, mas na experiência de pessoas que disseram que isso aconteceu".
As Fake News vão desde: vacina contra Covid-19 altera o DNA humano, termômetros infravermelhos causam doenças cerebrais, máscaras oferecem riscos à saúde e vinagre e limão é mais eficiente que o álcool em gel, a mais comentada no início da Pandemia. Em entrevista ao hoje em dia (Record tv) o Biomédico Roberto Figueiredo afirma que essas notícia é falsa.
Especialistas recomendam que você, caro leitor, verifiquem as fontes da informação e leia a matéria inteira, e não apenas o título. Assim você evitará de cair em uma fake news.
Escrito por: Catarina Azevedo de Souza e Imina Batista Travassos
Fontes: www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/06/19/interna_internacional,1158186/pandemia-de-desinformacao-fake-news-sobre-covid-19-poe-vidas-em-risco.shtml
https://saude.ig.com.br/coronavirus/2020-12-23/2020-confira-as-7-fake-news-mais-perigosas-sobre-a-pandemia-de-covid-19.html
Comments