Maria Cristiane de Holanda Pinto
O rumor que surgiu na metade do ano passado, afirmando que o vírus teria sido feito em laboratório chinês para derrubar a economia americana ou criado pelo Bill Gate, ganhou bastante repercussão em sites de credibilidade duvidosa. Porém pesquisaores e a revista Nature Medicine desmentiram essas teorias.
De acordo com pesquisadores o vírus vem de origem natural que evoluiu a partir de vírus que circulam em outros animais.
“A maneira como identificamos e caracterizamos os vírus atualmente é a técnica chamada sequenciamento de ácido nucleico (DNA ou RNA). Com essa técnica, é como se fizéssemos a ‘impressão digital’ dos vírus”, explica Luciana Costa, professora associada do Departamento de Microbiologia da UFRJ. “Com os dados do sequenciamento, nós comparamos essa ‘impressão digital’ com todas as outras de outros vírus conhecidos e, assim, determinamos o parentesco entre eles. Fazendo isso, nós podemos identificar com mais de 90% de certeza a origem de uma sequência. Podemos dizer, inclusive, se alguns ‘pedaços’ da sequência ou mesmo a sequência inteira foi ‘criada’ pelos seres humanos”.
No artigo publicado na Nature Medicine deduzem as origens do Corona vírus. O estudo expõe duas hipóteses para o surgimento do Corona vírus: o processo de seleção natural ocorreu no hospedeiro natural antes da transferência para humanos, ou que a seleção natural ocorreu após a passagem para os humanos.
Por tanto é Fake News que o Corona Vírus foi feito em laboratório.
Comments