Por Gustavo Duque
22 de Março de 2021
Além da pandemia do coronavírus, o mundo tem que lidar com um outro vírus que tem chegado com frequência no cotidiano das pessoas no mundo inteiro, as fakes news. A propagação de informações falsas se intensifica cada vez mais e o cuidado na hora de compartilhar qualquer notícia tem que ser redobrado principalmente quando se trata da Covid.
As notícias enganosas ganharam espaço na área da saúde por causa da pandemia da Covid-19, seja por indicações de procedimentos milagrosos para se livrar da doença ou recomendações sem fundamentos e sem comprovação científica. “ Gente, no desespero a gente apela pra qualquer coisa, eu tive covid, e eu estava recorrendo pra todo tipo de remédio caseiro, tomei uma mistura de Jambu, Alho, Limão e até Mangarataia, com a esperança de me livrar, mas nada adiantou e o pior de tudo é que eu também passei essa ‘receita’ para todas as pessoas que eu conversava” disse Cleudson, recuperado da enfermidade depois de vinte dias internado.
Por enquanto, apenas a CoronaVac e a da AstraZeneca/Oxford foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e já estão fazendo uso desses imunizante, agora a preocupação é se elas são seguras, e atenção na hora de ver notícias suspeitas circulando nos meios de comunicação. o Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FVG Direito Rio, Ivar Hartmann, fala sobre o impacto das Fake News em tempo de pandemia e o que ela pode causar.
O Brasil tinha 11.780.820 casos e 287.499 mortes por covid-19 até 18h desta 5ª feira (18 de Março de 2021) Os dados são do Ministério de Saúde. Foram confirmadas mais 2.724 vítimas. Apenas 16 de março teve mais registros (2.841). É o 3º em que o número se mantém acima de 2.000.
📞WhatsApp 92 99355-1994
📧gustavoduquee@icloud.com
Comentários