O cigarro é um maleficio de fácil acesso para a população, afinal, você consegue encontra-lo em supermercados, conveniências até em padarias, mas o que antes era usado apenas pelos adultos, vem atingindo cada vez mais os jovens. Segundo uma pesquisa realizada, a média em que os jovens iniciam no uso do cigarro é entre 14 e 16 anos, ou seja, ainda na vida escolar.
Esse é caso da Gabriela Chaves, universitária de enfermagem, pois ela começou a fumar aos 16 anos, quando ainda estava na escola e desde então não parou de fumar, ainda mais porque o cigarro sempre foi algo muito presente na sua vida, afinal, tanto o pai quanto a avó são fumantes. “A primeira vez que fumei foi quando peguei um cigarro da minha avó escondido, mas esse assunto sempre foi conversado abertamente na minha casa e hoje em dia já é um hábito”, explica Gabriela.
Mas mesmo com vício e fumando desde cedo, tem pessoas que conseguem superar essa situação, esse é o caso da Luciana Stanich, de 30 anos. Ela começou a fumar aos 19 anos por curiosidade, afinal, grande parte da sua família consumia. O vício só aumentou com o passar dos anos e aos 26 descobriu que estava grávida e teve que parar de fumar, o que ela afirma que só melhorou a sua qualidade de vida. “Tudo melhorou para mim, principalmente o folego e a memória, agora tudo flui melhor, até a autoestima”, diz Luciana.
Confira a entrevista completa com Luciana no vídeo abaixo ou clicando
.
Além do vício, que ocorre por conta da nicotina, o cigarro também é muito prejudicial ao organismo, tanto do fumante quanto de quem está por perto. A nicotina aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória e além de liberar dopamina, que dá sensação de prazer e recompensa.
A fonoaudióloga Carol Mesquita afirma que o cigarro também causa diversas alterações na nossa voz, pois quando inserimos a fumaça ela agride o nosso sistema respiratório e as nossas pregas vocais. A fumaça também causa tosse, pigarro e aumento na produção das secreções que podem acarretar em uma inflamação.
Escute o nosso podcast completo com a Carol Mesquita clicando aqui.
Em Manaus, existem ambulatórios em todas as zonas da cidade, coordenados pela Secretaria Municipal de saúde, que realizam atendimento para que deseja para de fumar. Segundo a secretaria, o atendimento é gratuito e que mesmo a procura maior seja por adultos a partir dos 40 anos, eles também realizam atendimentos para a população jovem.
Por: Carlos Eduardo Rocha, Daiana Albuquerque, Fernanda Mar, Hannah Rodrigues e Syrrames Nobre
Comments