top of page
AtualizaíMatutino

Políticos tradicionais concorrem à eleição em 2020

Por: Vinícius Farias


Velhas táticas e rostos já conhecidos pelo eleitor amazonense entram em pauta nas eleições municipais de 2020. Os candidatos Amazonino Mendes, Arthur Neto, Alfredo Nascimento, Eduardo Braga, Omar Aziz e Silas Câmara fazem parte do grupo mais tradicional a concorrer à prefeitura de Manaus. Tendo um histórico de uniões e divisões, o grupo opera desde a reabertura democrática pós ditadura. Semelhante a um jogo de conquista, os três grupos que disputam as eleições desse ano, liderados por Alfredo Nascimento, Amazonino e Ricardo Nicolau (PL, Podemos e PSD), se apoiam em troca de regalias e garantias de permanência no poder.

Foi nessa última terça feira, 15 que o candidato Amazonino Mendes recebeu apoio de Eduardo Braga(MDB). Esse tipo de ação não é novidade, pois o próprio Amazonino fez o mesmo com Alfredo Nascimento em eleições passadas, contra Braga. Nascimento, nessas eleições, busca apoio com Arthur Neto. Dois rostos novos sãoRicardo Nicolau (PSD), partido de Omar Aziz e o CapitãoAlberto Neto, Republicanos (antigo PRB), cuja sede no Amazonas é administrada pelo pastor Silas Câmara, que também faz parte do grupo tradicional citado.

Esse método de dividir para conquistar tem como objetivo descentralizar o acumulo de votos logo no primeiro turno, diminuindo a possibilidade de crescimento de um possível rival ao grupo tradicional, como ocorreu em eleições anteriores com os candidatos José Ricardo (PT) e David Almeida (PSB). A estratégia, no entanto, foi inefetiva contra o candidato Wilson Lima (PSC), que venceu em seguida. Os estratagemas, embora funcionando a longo prazo, demonstram estar se tornando cada vez mais inefetivos conforme as eleições se estendem, e os resultados se mostram imprevisíveis.


Foto: Reprodução/Portal A Critica


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page