top of page
ferrazzjaci

Amazonenses somam mais de 90% dos consumidores de peixe do Brasil


Foto: Paulo Rodrigo


O peixe é um alimento consumido com frequência na região norte, seja frito, cozido ou assado no tradicional almoço de domingo. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o Amazonas foi o Estado com maior proporção de pessoas com consumo de peixes de pelo menos uma vez por semana; 92,5% das pessoas com 18 ou mais de idade (2,46 milhões de pessoas), seguido do Amapá, Maranhão, Pará e Roraima. Comparada às capitais, Manaus obteve a maior proporção, com 89,3%, cerca de 1,39 milhão pessoas.


Proporção por Estado de pessoas que consomem peixe | Fonte: IBGE


Proporção por cidade de pessoas que consomem peixe | Fonte: IBGE



Realizada em 2019 pela agência digital iMarketing, uma pesquisa intitulada "A Cabeça do Manauara" constatou que os manauaras definem o tambaqui como o peixe delicioso da região, com 64,9%; em segundo lugar o Jaraqui, com 9,2%, e em terceiro lugar o Pacu, com 7,8%.



A equipe do Atualizaí consultou 115 pessoas virtualmente e constatou que 70,4% dos consumidores de carne branca consideram o tambaqui como peixe mais delicioso; em seguida o pirarucu, com 9,6%, e em terceiro lugar o pacu, com 7%.


O industriário Bruno dos Santos contou que prefere consumir peixe por mais barato financeiramente e por ser mais saudável comparado a outros alimentos. "Eu prefiro o peixe devido ao preço, hoje está mais acessível e devido a saúde também", relatou.

Segundo a nutricionista Danielli Barros, "o peixe vai muito além de uma carne macia e saborosa, ele apresenta um misto de minerais e vitaminas fundamentais para uma alimentação saudável, além de ser uma ótima adição a qualquer dieta saudável, uma vez que apresenta baixo teor de gordura".

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page